Wesley Newcomb Hohfeld (8 de Agosto de 1879, Oakland, Califórnia – 21 de Outubro de 1918, Alameda, Califórnia)[1] foi um jurista Estadunidense. Ele foi o autor do livro fundamental Concepções Jurídicas Fundamentais Aplicada na Racionalidade Judicial e Outros Ensaios Jurídicos (Fundamental Legal Conceptions as Applied in Judicial Reasoning and Other Legal Essays, " 1919).
Durante sua vida, publicou apenas um punhado artigos em periódicos jurídicos. Após sua morte, o material que formaria a base de Concepções Jurídicas Fundamentais foi derivado a partir de dois artigos no Yale Law Journal (Jornal Jurídico de Yale - 1913, e 1917), que tinham sido parcialmente revisados visando à publicação. Houve trabalho editorial realizado para concluir as revisões, e o livro foi publicado com a inclusão das notas manuscritas que Hohfeld tinha deixado, e mais sete outros artigos.
O trabalho continua a ser uma forte contribuição para a compreensão moderna da natureza dos direitos e as implicações da liberdade. Para refletir a contínua importância de Hohfeld, um assento na Universidade de Yale é nomeado em sua homenagem. O assento está desocupado desde 2016, mas foi ocupado por último por Jules Coleman, que se aposentou em 2012.